quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O FILHO DE LUIZA CAVALCANTE E ANTÔNIO DANTAS IV

 


A partir de 1989, passei a viver uma nova fase, funcionário público, auxiliar de apoio no Jardim Escola Branca de Neve e presidente da Cooperativa dos Pequenos Agricultores de Carnaubais - COOPAFAC. No mesmo ano conclui o meu 2º grau na Escola Estadual de 2º Grau Alcides Wanderley.   

Um pouco decepcionado com a política, onde tinha conquistado uma grande vitória no ano de 1.986, quando disputei o mandato de deputado estadual pelo PT, sendo o segundo mais bem votado no RN, com 1.184 votos.Também conquistando uma expressiva votação em nosso município, obtendo 454 sufrágios o que também nos deu a 2ª colocação em Carnaubais. Já no ano de 1988, na eleição municipal que elegeu o ex-prefeito Nelson Gregório, me candidatei novamente, desta vez a vereador. Obtive 248 votos fui o 4º mais bem votado, em uma Câmara composta por dez vereadores mas a coligação no qual foi formada pelo PT e PDT, não atingiu - cociente eleitoral exigido pela legislação eleitoral e fiquei fora.                                                                                                                                                                                                 Foi uma grande decepção e foi necessário fazer uma profunda reflexão da conjuntura política. Nesta situação participei de um curso de formação cooperativista no ano de 1989, em Porto Alegre. Foi um encontro das Cooperativas do Cone Sul. Participaram: Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru e Brasil. Esta semana na capital gaucha, foi importantíssima para uma nova visão do mundo e uma nova definição política.
Ingressei no PDT do velho Leonel Brizola, onde tive a oportunidade de participar de três encontros do Trabalhismo na cidade do Rio de Janeiro, na época governado por ele. Organizamos o Partido em Carnaubais no ano de 1992 apoiamos o candidato a prefeito pelo PL, Dr. Zenildo, que se tornou prefeito de Carnaubais. E pela primeira vez o nosso núcleo político conquistou nas urnas um mandato. Elegemos Marcos Cavalcante vereador, eu que tinha assumido a coordenação da campanha política do Dr. Zenildo, fui contemplado com a Secretaria de Gabinete, onde exerci a função por 1 ano e 10 meses.
Rompido com Zenildo, sai do governo apenas eu e o vereador Marcos, todos os outros membros do PDT, ficaram nos cargos que ocupavam na administração. Era necessário recomeçar, e assim fizemos. Já em 1996, estávamos nós na luta outra vez, candidatamos a prefeito enfrentando o prefeito Dr. Zenildo, que apoiou o ex-prefeito Nelson Gregório. Nós fizemos uma aliança com o ex-prefeito Giovani Wanderley que candidatou a sua esposa Chaguinha como candidata a  vice-prefeita. Fizemos a campanha, ganhamos a eleição nas urnas de Carnaubais, com 200 votos de maioria. Mas, fomos superados por 400 votos nas urnas do Entroncamento reduto eleitoral forte do ex-prefeito Nelson Gregório.
Apurado os votos saímos das urnas respaldados com uma vitória moral na cidade, e a vitória de 3 vereadores: Marcos Cavalcante, Marinêz Laurentino e Gianny Mara Wanderley.
Fonte: Blog Luizinho Cavalcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário