quarta-feira, 30 de novembro de 2016

'O resultado da votação colocou o País em marcha a ré no combate à corrupção', diz Janot sobre lei aprovada 

Para o procurador, a alteração coloca em risco a atuação do Ministério Público, responsável, entre outros, pelas investigações da Operação Lava Jato.



'O resultado da votação colocou o País em marcha a ré no combate à corrupção', diz Janot sobre lei aprovada na CâmaraFellipe Sampaio/22.04.2015/STF










De Hainan, na China, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou uma nota lamentando o resultado da votação desta madrugada (30) das medidas do pacote anticorrupção na Câmara dos Deputados. 
Para o procurador, a alteração coloca em risco a atuação do Ministério Público, responsável, entre outros, pelas investigações da Operação Lava Jato.
Os parlamentares modificaram o relatório apresentado por Onyx Lorenzoni (DEM-RS)não incluíram a anistia ao caixa 2 mas derrubaram diversos pontos do texto original e incluíram temas polêmicos, como a punição a juízes e procuradores.
Janot está na China em viagem oficial, participando de reunião com procuradores-gerais dos Brics (grupo de países emergentes, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). 
Leia a íntegra da nota: 
Foram mais de dois milhões de assinaturas. Um apoio maciço da sociedade brasileira, que também por outros meios se manifestou. Houve o apoio de organismos internacionais. Foram centenas de horas de discussão, de esclarecimento e de um debate sadio em prol da democracia brasileira. Foram apresentadas propostas visando a um Brasil melhor para as futuras gerações.
No entanto, isso não foi o suficiente para que os deputados se sensibilizassem da importância das 10 Medidas de Combate à Corrupção. O resultado da votação do PL 4850/2016, ontem, colocou o país em marcha a ré no combate à corrupção. O Plenário da Câmara dos Deputados desperdiçou uma chance histórica de promover um salto qualitativo no processo civilizatório da sociedade brasileira.
A Casa optou por excluir diversos pontos chancelados pela Comissão Especial que analisou as propostas com afinco. Além de retirar a possibilidade de aprimorar o combate à corrupção – como a tipificação do crime de enriquecimento ilícito, mudanças na prescrição de crimes e facilitação do confisco de bens oriundos de corrupção –, houve a inclusão de proposta que coloca em risco o funcionamento do Ministério Público e do Poder Judiciário, a saber, a emenda que sujeita promotores e juízes à punição por crime de responsabilidade.
Ministério Público e Judiciário nem de longe podem ser responsabilizados pela grave crise ética por que passa o país. Encareço aos membros do Ministério Público Brasileiro que se mantenham concentrados no trabalho de combate à corrupção e ao crime. Que isso não nos desanime; antes, que nos sirva de incentivo ao trabalho correto, profissional e desprovido de ideologias, como tem sido feito desde a Constituição de 1988. Esse ponto de inflexão e tensão institucional será ultrapassado pelo esforço de todos e pelo reconhecimento da sociedade em relação aos resultados alcançados.
Um sumário honesto da votação das 10 Medidas, na Câmara dos Deputados, deverá registrar que o que havia de melhor no projeto foi excluído e medidas claramente retaliatórias foram incluídas. Cabe esclarecer que a emenda aprovada, na verdade, objetiva intimidar e enfraquecer Ministério Público e Judiciário.
As 10 Medidas contra a Corrupção não existem mais. O Ministério Público Brasileiro não apoia o texto que restou, uma pálida sombra das propostas que nos aproximariam de boas práticas mundiais. O Ministério Público seguirá sua trajetória de serviço ao povo brasileiro, na perspectiva de luta contra o desvio de dinheiro público e o roubo das esperanças de um país melhor para todos nós.
Nesse debate, longe de qualquer compromisso de luta contra a corrupção, vimos uma rejeição violenta e irracional ao Ministério Público e ao Judiciário. A proposta aprovada na Câmara ainda vai para o Senado. A sociedade deve ficar atenta para que o retrocesso não seja concretizado; para que a marcha seja invertida novamente e possamos andar pra frente.
O conforto está na Constituição, que ainda nos guia e nos aponta o lugar do Brasil. Que seja melhor do que o que vimos hoje.
Rodrigo Janot
Procurador-Geral da República
Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público

Fonte: R7

Corpos de 47 vítimas já foram identificados. Liberação deve acontecer até esta quinta-feira

Força Área Brasileira será responsável pelo translado. Velório é na Arena Condá


    Homenagens deixadas por torcedores na Arena CondáTarla Wolski / Estadão Conteúdo










    O reconhecimento das 71 vítimas do acidente com o avião da Chapecoense começou na manhã desta quarta-feira (30), em Medellín, na Colômbia. Por enquanto, 47 corpos já foram identificados de acordo com informações da rádio Caracol, da Colômbia. A embaixada brasileira confirma a identificação de 20 vítimas.
    A expectativa é que os mesmos comecem a ser liberados para o translado ao Brasil na próxima quinta-feira (1º).
    O avião com a delegação da equipe catarinense decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, na noite de segunda-feira, em direção a Medellín, onde a equipe catarinense realizaria o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, nesta quarta-feira.
    Pouco antes de iniciar o processo de aproximação ao aeroporto José Maria Córdova, o comando da aeronave relatou problemas técnicos e acabou fazendo um pouso de emergência em uma região montanhosa na cidade de La Union (a 40 km do seu destino). Dos 77 passageiros, apenas seis sobreviveram: os jogadores Jackson Follmann, Alan Ruschel e Neto, o jornalista Rafael Henzel, e os tripulantes Ximena Suárez e Edwin Tumiri.
    Itamaraty monta núcleo 24h em Medellín para atender familiares de vítimas
    O Itamaraty montou um núcleo 24 horas de apoio a brasileiros em Medellín, segundo informou o órgão nesta quarta-feira. Ele está localizado no aeroporto Olaya Herrera, na cidade colombiana, e tem por objetivo atender a familiares e amigos das vítimas do acidente com o avião da Chapecoense.
    "O núcleo conta com a presença de médico, psicólogo, funcionários da prefeitura local, do Ministério de Relações Exteriores colombiano e agentes consulares da Embaixada do Brasil na Colômbia", informou o Itamaraty, em nota. O grupo também cuida dos trâmites burocráticos para que os corpos possam ser rapidamente transportados para o Brasil.
    O núcleo está localizado no terminal executivo do aeroporto Olaya Herrera, sala VIP 2. Os telefones para contato são +57 4 3656180 e +57 4 3656181. No Brasil, também há um núcleo de atendimento, com os seguintes contatos: dac@itamaraty.gov.br e telefones +55 61 2030 8803 e +55 61 2030 8804, das 8h às 20h.

    Vídeo mostra Força Aérea Colombiana resgatando corpos em local de acidente

    Queda de avião da Chapecoense deixou 71 mortos e seis feridos


      Um vídeo publicado pela Força Aérea Colombiana mostra a chegada de equipes de resgate em um helicóptero ao local onde caiu um avião que transportava a equipe da Chapecoense para Medellín.
      As imagens mostram a aproximação da aeronave poucas horas após o acidente, ocorrido na madrugada de terça-feira (29). É possível notar os destroços da aeronave no pé de um morro. A encosta está sem a cobertura vegetal desde o topo, indicando que o avião se chocou ali e se arrastou até o chão.
      O helicóptero foi utilizado também para o transporte dos corpos das vítimas.



      Avião da Chapecoense bateu em montanha antes de cair. Assista

      Vídeo mostra asa da aeronave distante do local com os destroços da fuselagem
      Do R7

      O avião que levava os jogadores e a delegação da equipe da Chapecoense para o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana bateu no topo de uma montanha antes de cair e matar 71 pessoas na madrugada desta terça-feira (29). A afirmação é possível devido a um vídeo feito por um suposto helicóptero militar e divulgado nas redes sociais.
      As imagens mostram a asa da aeronave Avro RJ-85, da empresa boliviana Lamia, fabricada pela empresa inglesa British Aerospace, no topo de uma montanha, a metros de distância dos destroços e da fuselagem do avião, onde os corpos dos passageiros foram encontrados. Assista abaixo:



      Velório das vítimas é confirmado na Arena Condá

      Dirigentes do clube e a prefeitura de Chapecó se reuniram para definir a logística
        Do R7

        Rosas foram deixadas no gramado da Arena CondáWesley Santos / Estadão Conteúdo










        A diretoria da Chapecoense e a prefeitura de Chapecó confirmaram que o velório das vítimas do acidente aéreo na Colômbia será na Arena Condá, o estádio do clube, ainda sem data definida. Na manhã desta quarta-feira (30), dirigentes da equipe e políticos da cidade se reuniram para definir a logística do transporte dos corpos. Atendendo aos pedidos dos familiares dos jogadores, as vítimas serão enterrados em diferentes cidades.
        “Vamos respeitar na plenitude a vontade da família. Será feito um velório na arena e depois os corpos vão para seus respectivos estados”, disse Gelson Merisio, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e que estava na lista de passageiros, mas não viajou por conta de compromissos políticos.
        “Hoje que cai a ficha e a gente começa a voltar a pensar. Ontem [terça-feira] foi um choque. Agora, nós temos uma dimensão da tragédia e o que precisa ser feito para reerguer a cidade, o clube e amparar os familiares”, completou o deputado estadual.
        Alguns parentes foram até a Colômbia fazer o reconhecimento dos corpos, junto com membros da diretoria do clube. Ainda não está confirmado se eles vão para Chapecó e participarão do velório ou irão direto para suas respectivas cidades.
        Por causa da grande procura de jornalistas de todo o mundo, o marketing do clube decidiu dividir as informações e todos os detalhes serão divulgados em português, espanhol e inglês e postado na página oficial do clube. Além disso, um funcionário será exclusivo para repassar informações adicionais nos outros dois idiomas.
        Confira a nota da prefeitura de Chapecó:
        A Administração Municipal de Chapecó presta, neste momento de dor e consternação, solidariedade e sentimento de pêsames a todos os familiares e amigos dos jogadores, integrantes da Diretoria, jornalistas e convidados que acompanhavam a delegação da Associação Chapecoense de Futebol a Colômbia.
        Não existem palavras que possam consolar tamanha tristeza neste momento trágico para o Esporte Brasileiro e a Comunicação de Santa Catarina. Em 43 anos de história da Associação Chapecoense de Futebol, não faltaram trabalho, otimismo e vontade de tornar a Chapecoense um grande Clube. As parcerias foram sendo conquistadas; a competência da Diretoria, o envolvimento do Grupo, o orgulho dos jogadores em vestir a camisa do Chape e a participação ativa da iniciativa público-privada, contribuíram para fazer da Chapecoense o Clube que é hoje, respeitado em todo o país e no mundo, e agraciado por uma torcida cada vez mais participativa e apaixonada.
        Lamentavelmente, as páginas da história da nossa aguerrida Chapecó foram manchadas neste 29 de novembro de 2016 pela irreparável perda de tantas vidas e pela profunda tristeza de uma história de sucesso interrompida. A Administração Municipal de Chapecó está tomando todas as providências que lhe cabe no sentido de prestar apoio aos sobreviventes, às famílias, ao Clube e à comunidade.
        Está Decretado Luto Oficial de 30 dias, ficando suspensas todas as comemorações e festividades realizadas pelo Município de Chapecó. Estão suspensas as aulas na Rede Municipal de Ensino de Chapecó pelo período de 02 dias, a contar pela tarde desta terça-feira (29-11).  E está decretado Ponto Facultativo nas repartições públicas municipais nos dias nos dias 29 e 30 de novembro de 2016, excetuando-se os serviços considerados essenciais.
        À Chapecoense, o time com a cara e o jeito de Chapecó, que desbravou a cidade por todo o mundo, conquistou a simpatia de milhares de torcedores país afora e a paixão de uma região inteira, o nosso muito obrigado. Força Chapecó!

        Fonte: R7

        Câmara tritura projeto de medidas contra corrupção e inclui punição a juízes e procuradores


        Deputados retiraram crime de enriquecimento ilícito e a perda de bens de origem ilícita
          Reuters
           

          Relator: "Foi uma destruição absurda da proposta das 10 medidas"Leonardo Prado/Câmara dos Deputados










          Fonte: R7

          Saiba quem serão Lula, Moro, policiais e políticos em filme da Lava Jato

          Lava Jato vira Filme de Longa metragem a ser Lançado em Maio de 2017.

          serrado3 Saiba quem serão Lula, Moro, policiais e políticos em filme da Lava Jato
          Marcelo Serrado será o juiz Sérgio Moro
          Ficou com Marcelo Serrado a missão de viver o juiz Sérgio Moro no cinema.
          O ator aceitou o desafio de protagonizar um longa-metragem sobre a operação Lava Jato do Polícia Federal.
          Rodrigo Lombardi chegou a ser convidado para o personagem, mas não pode aceitar por conta de trabalhos na Globo.
          Serrado almoçou com o juiz federal, Sérgio Moro. O magistrado é o responsável pelos julgamentos processuais em primeira instância dos réus na operação Lava Jato.
          Serrado é fã de Moro e participou ativamente das manifestações a favor do impeachment de Dilma Rousseff.
          No encontro com o juiz, o ator rasgou elogios ao magistrado, o chamando de 'herói'.
          Eu ainda acho que Rodrigo Lombardi combina mais com o papel, mas Serrado está muito feliz com a oportunidade.
          Moro e Serrado devem se encontrar mais algumas vezes para conversar sobre a composição do personagem.
          O filme, batizado de “Polícia Federal - A lei é para todos”, começa a ser filmado em dezembro.
          O elenco já tem vários nomes famosos.
          O ator Ary Fontoura vai viver o ex-presidente Lula na filme.
          ary2 Saiba quem serão Lula, Moro, policiais e políticos em filme da Lava Jato
          Ary Fontoura será Lula
          Werner Schünemann viverá o diretor-geral da PF Leandro Daiello.
          werner Saiba quem serão Lula, Moro, policiais e políticos em filme da Lava Jato
          Roney Facchini fará o ex-presidente da Petrobras Paulo Roberto Costa.
          roney Saiba quem serão Lula, Moro, policiais e políticos em filme da Lava Jato
          Antonio Calloni interpretará o delegado Igor de Paula, coordenador da Lava Jato.
          caloni Saiba quem serão Lula, Moro, policiais e políticos em filme da Lava Jato
          Flávia Alessandra será a delegada Érika Marena.
          flavia1 Saiba quem serão Lula, Moro, policiais e políticos em filme da Lava Jato
          Bruce Comlevsky será o delegado Marcio Alcelmo.
          bruce 1024x311 Saiba quem serão Lula, Moro, policiais e políticos em filme da Lava Jato
          Rainer interpretará Ítalo, um procurador da República inspirado em Deltan Dallagnol.
           Saiba quem serão Lula, Moro, policiais e políticos em filme da Lava Jato
          Rainer Cadete será o procurador Deltan Dallagnol
          Os personagens : Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Dilma Roussef e Michel Temer ainda não têm atores definidos.
          Você tem alguma sugestão?
          Silvio Guindane, Samuel Toledo e Leonardo Franco também integram o elenco.
          O diretor Marcelo Antunez vai contar com a consultoria da Polícia Federal para o filme, que deve ser lançando em maio de 2017. Será o primeiro de uma trilogia.

          Fonte: R7

          Voo da Chapecoense levava jornalistas e comentaristas famosos


          deva2 Voo da Chapecoense levava jornalistas e comentaristas famosos
          Deva Pascovicci e Mario Sérgio, da Fox, estavam no avião
          O voo que levava a delegação da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana, que sofreu acidente em Cerro Gordo, entre as cidades de La Union e La Ceja Del Tambo (a 40 km de Medellín), também levava 21 jornalistas brasileiros que cobririam a partida contra o Atlético Nacional (COL).
          Entre os passageiros estavam profissionais da FOX Sports, de rádios, da Globo, da RBS (afiliada da Globo no Sul), e do site Globo Esporte. Entre os nomes mais conhecidos estavam o repórter Victorino Chermont, o narrador Deva Pascovicci e os comentaristas Paulo Julio Clement e Mário Sérgio, todos do canal FOX Sports.
          A aeronave tinha a bordo 72 passageiros e nove tripulantes.
          O dia é de tristeza e luto na imprensa brasileira em geral. Muitos dos jornalistas que estavam no avião haviam passado por grandes veículos de comunicação, eram conhecidos por muitos profissionais da área.
          Ao ver a lista, reconheci vários nomes e me lembrei de gente que sempre admirei muito, ótimos profissionais e excelentes colegas de redação como Victorino Chermont.
          Impossível não ficar arrasada com essa notícia.
          Segue abaixo a lista dos jornalistas que tinham lugar reservado no voo:
          Victorino Chermont (Fox Sports)
          Rodrigo Gonçalves (Fox)
          Devair Paschoalon conhecido como Deva Pascovicci ( narrador da Fox)
          Lilacio Júnior (Fox)
          Paulo Clement (Fox Sports)
          Mario Sergio Paiva (Fox Sports e ex-jogador)
          Guilherme Marques (Globo)
          Ari Júnior (Globo)
          Guilherme Laars (Globo)
          Giovane Klein (RBS- afiliada da Globo)
          Bruno Silva (RBS)
          Djalma Neto (RBS)
          André Podiacki (RBS)
          Laion Espindula (Globo Esporte)
          Rafael Henzel
          Renan Agnolin
          Fernando Schardong
          Edson Ebeliny
          Gelson Galiotto
          Douglas Dorneles
          Jacir Biavatti

          Fonte:R7

          Sobrevivente e testemunhas relatam drama nos momentos finais do voo da Chapecoense

          Comissária disse que 'as luzes se apagaram repentinamente'

          Bombeiros colombianos trabalham nos destroços do avião da Chapecoense em Medellín Foto: AP
          Bombeiros colombianos trabalham nos destroços do avião da Chapecoense em Medellín - APPOR 

          ÁUDIO: Ouça o relato do piloto da AviancaRelatos de uma sobrevivente e de duas testemunhas da queda do avião da Chapecoense que se acidentou na Colômbia ajudam a entender o drama dos momentos finais do voo trágico, que terminou com a morte de 71 pessoas. Um piloto da empresa Avianca, que voava próximo, escutou a conversa entre a tripulação da aeronave acidentada e a torre de controle do aeroporto de Medellín, onde deveria ter sido feita a aterrissagem. Ele contou que a tripulação do voo da LaMia pediu prioridade de pouso no Aeroporto Río Negro porque estaria com problemas de combustível.
          TV BOLIVIANA REGISTRA ÚLTIMA ENTREVISTA DA CHAPE:

          O SEGUNDO DIA DE HOMENAGENS EM CHAPECÓ

          • O sofrimento dos torcedores na Arena Condá após a tragédia que causou a morte de 19 jogadores da ChapecoenseFoto: Luiz Barp

          • Torcedores fazem homenagem aos jogadores da Chapecoense na Arena CondáFoto: Luiz Barp

          • Eles levaram flores para o estádio em Santa CatarinaFoto: Luiz Barp

          • Desde terça-feira muitos torcedores vão ao estádio para prestar uma última homenagem aos jogadores que morreram no acidente quando se dirigiam para MedellínFoto: Luiz Barp

          • Alguns torcedores acamparam no estádio e prometem ficar no local até a chegada dos corpos dos jogadores mortosFoto: Luiz Barp

          • Torcedores se abraçam no estádio e choram pela morte dos atletas na ColômbiaFoto: Luiz Barp

          • Muita tristeza na Arena Condá pela morte dos atletas da Chapecoense que disputariam a final da Copa Sul-AmericanaFoto: Luiz Barp

          • Muita comoção na Arena Condá após a tragédia na ColômbiaFoto: Luiz Barp

          De acordo com o jornal "El Tiempo", o capitão do voo da LaMia, Alejandro Quiroga Murakami, pediu repentinamente e aos gritos que o deixassem aterrisar no aeroporto porque tinha problemas de combustível.


          - Solicitamos prioridade para proceder, solicitamos prioridade para proceder ao localizador, temos problemas de combustível – teria dito o piloto da LaMia, segundo relato do piloto da Avianca, cujo nome não foi divulgado.
          A controladora do aeroporto teria negado a permissão por conta de outro voo da empresa VivaColômbia. Foi quando o comandante do voo da Chapecoense decretou emergência. O comandante da Avianca relatou ainda que a controladora pediu que o avião da Chapecoense pousasse na pista 1. Enquanto isso, a tripulação do voo da Chapecoense confirmou a pane elétrica e decretou situação de emergência.
          - Agora temos uma falha elétrica, temos uma total falha elétrica.
          A comissária de bordo Ximena Suárez, uma das seis pessoas que sobreviveram à quedado voo da LaMia, contou que as luzes do avião se apagaram repentinamente no trajeto até Medellín. O relato foi feito pelo governador de Antioquia, Luis Pérez, e, segundo ele, esse é o único depoimento até o momento sobre o acidente.
          - O pouco que ela falou foi que as luzes começaram a se apagar repentinamente e que 40 ou 50 segundos depois sentiu a pancada. Ela se lembra até aí - disse Pérez, em entrevista a veículos de imprensa colombianos.
          Uma brasileira que estava no voo da VivaColômbia, aquele que teve prioridade de pouso em relação ao avião da LaMia, contou que a aeronave onde estava também tinha problema com combustível. Em sua página no "Facebook", a brasileira Maysa Brito, moradora de Uberlândia, disse que viajava de Bogotá para San Andrés, ambas na Colômbia, quando o comandante do voo relatou relatou vazamento de gasolina.
          Veja o que ela escreveu:
          "Sabe o avião que caiu? Quase foi o meu!!! (...) Nosso voo atrasou mas fomos mesmo assim, no meio do trajeto o piloto explica que estávamos com problemas técnicos, e pasmem também por gasolina. Ele alegou que estava vazando e por isso iríamos realizar uma parada emergencial no aeroporto José Maria Cordova, o mesmo aeroporto em que o time deveria pousar. Na hora ficamos com medo mas não tínhamos ideia da gravidade, pousamos e ficamos uns 45 minutos na aeronave.
          (...) No meio de toda confusão ficamos sabendo da queda do outro avião e veio o triste relato da policia do aeroporto. A policial informou que infelizmente eles não conseguiram pousar pois já estávamos na prioridade de emergência, ou seja, já estávamos pousando e então eles tinham que esperar o meu avião chegar ao solo... Nessa espera, eles perderam o contato com a torre e o avião caiu, ali, metros de onde estava... E se eles tivessem pousado primeiro? Talvez seria o nosso avião rodando no ar também sem gasolina! Foi um caos, ninguém sabe ao certo o que aconteceu, todo mundo com medo de pegar outro avião, criança chorando, pessoas gritando...
          Regressamos a Bogotá, pegamos um hotel e agora estamos no aeroporto novamente para enfim chegarmos a San Andrés! Estou perplexa e extremamente agradecida, só nos resta aproveitarmos o resto dos nos dias nesse país maravilhoso, orar por essa triste fatalidade e pelas famílias, os meus mais profundos sentimentos!! Aqui não se fala em outra coisa e já estão tentando entender porque um avião pousou e outro não".
          PASSO A PASSO DA CHAPE ATÉ O ACIDENTE:
          As causas do acidente ainda estão sendo investigadas, e as duas caixas pretas, encontradas na terça-feira, poderão ser esclarecedoras. Uma das possibilidade é de que tenha ocorrido falta de combustível. Especialistas, porém, não descartam a possibilidade de falha elétrica. Os investigadores vão verificar se a LaMia cumpriu todos os protocolos de segurança internacionais que obrigam que todos os voos de linha ou privados tenham combustível de reserva para garantir as manobras de segurança necessárias. Ou seja, a aeronave tinha que ter combustível para ir para o aeroporto mais próximo ou sobrevoar o aeroporto por pelo menos 30 minutos.
          A CRONOLOGIA DA TRAGÉDIA
          Outro sobrevivente da tragedia, o boliviano Erwin Tumiri, declarou ao jornal "La Razón", da Bolívia, que escapou da morte por ter seguido todos os protocolos de segurança. Ele permaneceu em posição fetal com uma mala entre as pernas, o que teria ajudado a amenizar o impacto da queda.
          - Sobrevivi porque segui todos os protocolos de segurança. Com a situação de pânico, muitos se levantaram dos assentos e começaram a gritar. Coloquei umas malas entre as pernas e fiquei na posição fetal, recomendada para acidentes - afirmou o comissário de bordo.
          O voo da Chapecoense seguia de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para Medellín, onde o time a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. No acidente, 71 pessoas morreram, entre eles 19 jogadores da Chapecoense e 21 jornalistas.
          A partida foi adiada, mas o time colombiano solicitou à Conmebol que o título seja dado para a equipe catarinense.

          Fonte: O Globo